Temos 7253 visitantes e 0 membros em linha

BIU World Network BIU English BIU Español BIU Português BIU Français BIU 中文 / Chinese BIU 日本語 / Japanes BIU Русский BIU Arabic / ال عرب ية
A A A

Bircham International University

 

Como fazer os relatórios?

 

A educação a distancia de Bircham University foge da memorização desnecessária, desenvolve o pensamento crítico e portanto, aumenta a capacidade intelectual. A BIU avalia o processo de reflexão do estudante e não a memorização da informação. Mais info...

 

 

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO:

O seu programa consiste em estudar todos os textos prescritos na sua folha de controle acadêmico (Academic Evaluation Control - AE form) e redigir relatórios por escrito em português sobre todos os textos, seguindo as instruções que se anexam. Por vezes, alguns dos textos constituem material de apoio e não se exige a realização de relatórios sobre os mesmos. Neste caso, na folha de controle acadêmico serão especificadas as particularidades a respeito.

Unidade de Avaliação = Relatório
As avaliações consistem em redigir relatórios.
De forma bem parecida ao que ocorre na vida profissional.

ENVÍO DO RELATÓRIO

Poderá enviar os relatórios para a filial da Bircham International University por correio ou por e-mail, mediante anexo em formato PDF. A cópia eletrônica é preferencial, e resulta mais rápida de processar.


REQUISITOS DE FORMATO

A realização dos relatórios deve cumprir um formato estrito formato, em relação à quantidade mínima e máxima de páginas, apresentação e conteúdo. As instruções e requisitos para a elaboração de relatórios não são um capricho, nem são discutíveis. Obedecem um cuidadoso plano pedagógico para otimizar a educação superior a distancia da BIU, maximizar sua capacidade para estudar em casa, e facilitar a avaliação de trabalhos acadêmicos.

Cada relatório será redigido em português, a menos que a BIU autorize outra língua, e datilografado em folhas brancas por uma cara. Papel branco de tamanho standard (A4 o US Letter). Vale qualquer tipo de letra, de tamanho entre 10 e 14 para o conteúdo principal. Os cabeçalhos e subtítulos tem liberdade de formato.


ESTRUTURA DO RELATÓRIO:

Os relatórios devem ter um mínimo de 20 páginas e um máximo de 35, elaboradas da seguinte maneira. Exceder estes límites pode supor não se aprovar o relatório por deficiência de formato. A extensão não é um requisito banal, e sim que nos obriga a processar repetidamente a informação do livro. Isto provoca que, em ocasiões, depois de resumir, tenhamos que voltar a resumir, o que, depois de sintetizar, tenhamos que voltar a desenvolver o conteúdo para nos adequarmos aos límites impostos. Este processo ativo, sobre o conteúdo dos livros designados, é o que vai fixar os conhecimentos da forma definitiva em nossa mente, sem nenhuma necessidade excessiva de memorizar. Esta é uma das chaves da eficiência da educação superior a distancia para adultos que oferece a BIU.

Se assegure de que o relatório cumpre o formato que especificamos, ou éste não será aceito pela Bircham International University, e deverá ser repetido até que se cumpra tais especificações.


CAPA

Cada relatório será obrigatoriamente iniciado com a seguinte informação: nome completo do estudante, especialidade, título do livro ao que corresponde o relatório e a data. Também deverá incluir sua assinatura sob o seguinte juramento: “pela presente juro que sou o único autor do presente relatório e que seu conteúdo é consequência do meu trabalho sobre o livro de texto resenhado”.


ÍNDICE - CONCEITOS CHAVE

A continuación se detalha um índice do conteúdo, ou dos conceitos chaves, que vão ser expostos ao longo das seguintes páginas. Este índice não deve exceder as três páginas. As páginas do relatório devem estar numeradas e referidas claramente neste índice.


RESUMO ANALÍTICO

Deve ser redatado um bom resumo sobre o livro designado, entre 15 a 25 páginas, seguindo a organização e a hierarquia estabelecida no índice de conceitos.

No caso de livros muito extensos, a BIU pode designar vários relatórios sobre o mesmo texto. A estrutura deste relatório extendido é a mesma, multiplicando o espaço para sintetizar bem o conteúdo do livro.


CASO PRÁTICO O CONCLUSÃO

Dependendo da especialidade, se devem incluir no relatório casos práticos, conclusões, ou ambos. Esta parte contará com uma extensão de 5 a 10 páginas.

* Casos práticos: O estudante deve analizar críticamente de um a três casos que demostrem a aplicação prática dos conhecimentos estudados no livro. Pode se optar por selecionar um caso complexo, que considere vários aspectos da matéria, ou se centrar em três exemplos mais simples.

* Conclusão: A BIU anima aos estudantes a proporcionar suas próprias soluções ou opiniões baseando-se, não somente nos principios expostos no livro, mas também no seu próprio critério, como por exemplo com conclusões pessoais argumentadas, ou com as aplicações da matéria estudada em sua profissão.


PENSAMENTO CRÍTICO

O relatório consiste principalmente em realizar um resumo de cada livro estudado, mas este trabalho deverá expor muito mais do que a capacidade de síntese do estudante. O relatório deve expor o nivel de assimilação e entendimento da matéria. Para isso, recomendamos acrescentar comentários e interpretações pessoais, tanto a favor como contra, sobre os conteúdos do livro. Também poderão ser feitas referências aos casos práticos, e às experiências nas que seja aplicado, ou podería ter aplicado, os conceitos do livro. Se valorizam todas as inclusões pessoais sobre o conteúdo do libro.

Nas disciplinas científicas, as fórmulas, problemas e exercicios, se poderão incluir a modo de complemento à redação. O relatório deve ser elaborado completamente por escrito; não se admitirá um esquema como base do relatório. O índice das primeras páginas será o único esquema aceito no relatório

Não copie e cole conteúdos. Trate de elaborar o relatório completo com suas próprias palavras e com seu estilo de redação. Um terço da nota final será obtida pela avaliação do pensamento crítico (pessoal quality thinking), que se avalia principalmente através dos casos práticos, conclusões, e seu estilo de redação.


COMO ELABORAR O RELATÓRIO?

Sugerimos que primero realize uma leitura rápida del livro designado. Foque no índice, nas introduções dos capítulos, e nas partes interessantes. Tome nota dos conceitos chave, resultantes desta leitura rápida inicial, cujo objetivo é se familiarizar com o livro. Uma vez concluido esta revisão preliminar, comece com a leitura compreensiva do livro. Paralelamente ressalte os parágrafos relevantes, e elaborando seus próprios apontamentos sobre o que leia. Quando tenha finalizado esta leitura analítica, tenha elaborado um extenso resumo do livro na forma de apontamentos. Utilize esses apontamentos, organizados segundo os conceitos chave da matéria, para redigir seu relatório final.


UM BOM RELATÓRIO FINAL = UM BOM TESTE

O estudante deve remeter para sua avaliação final um relatório de 20 a 35 páginas que deve ser integrado de forma harmônica as seções descritas previamente: o índice de conceitos, o resumo, e as aplicações práticas do conhecimento estudado, em forma de casos ou conclusões. Para elaborar um bom relatório final, pode que seja necessário voltar a redigir para ajustá-lo aos requisitos de formato, e número de páginas, para mejorar o estilo, e dar maior fluidez.


Por favor, se tiver alguma dúvida, nos consulte.

 

Bircham International University

 

As questões sobre como realizar os relatórios ou tese, seu formato e apresentação, ou sobre o processo burocrático e administrativo dos estudos, devem ser resolvidos pela delagação da BIU correspondente. As perguntas que precisem da compreensão de um texto, o nível ou dificuldade de aprendizagem, etc... Também devem ser comunicadas a tal filial, na qual coordenará a melhor solução com a equipe de professores. Mais info...

 

 

ESCRITÓRIO BIU - Contato ...
Se tem dúvidas, pergunte-nos. Informar-se não custa nada. :)

 

Testemunhos

Graduações

Professores

Escritórios